BLOG KERSYS

Conheça mais sobre o setor florestal e agrícola através do nosso blog


10 motivos para você adotar um sistema de gestão florestal

10 motivos para você adotar um sistema de gestão florestal

Home » Blog » 10 motivos para você adotar um sistema de gestão florestal


Um sistema de gestão florestal é uma ferramenta tecnológica criada exclusivamente para otimizar e tornar mais precisas as tarefas realizadas nesse tipo de gerenciamento

Para chegar a esse resultado, os softwares voltados para essa finalidade contam com diferentes funcionalidades, as quais contribuem e tornam mais dinâmicos os mais diferentes processos e atividades realizados por empresas de gestão florestal.

Mas por quais motivos usas um sistema para esse tipo de gerenciamento é tão importante? 

Como exemplo, podemos citar a silvicultura, que é uma atividade que traz retornos financeiros em longo prazo, e as operações realizadas no campo — principalmente durante a época de implantação das florestas e no momento da colheita —, representam a maioria dos custos totais da produção.

Por esse motivo, um erro operacional que ocorra no início dos plantios poderá implicar em resultados negativos mesmo após muito tempo, e afetar a rentabilidade da operação no momento da colheita. 

Para evitar esse tipo de situação é muito importante que o gestor florestal conheça profundamente o seu negócio e todas as operações realizadas ao longo do ciclo de cultivo. 

A melhor forma de ter esse tipo de controle é utilizando um sistema de gestão florestal robusto, moderno, completo e eficiente.

Mas além desse, existem diversos outros motivos que justificam, e muito, o uso de um software de gestão florestal. Siga a leitura deste artigo e confira, agora, os 10 principais.


Por que utilizar um sistema de gestão florestal na sua empresa?

As principais razões pelas quais vale muito a pena usar um software próprio de gerenciamento ambiental são:

  1. conhecer o sucesso do seu negócio;
  2. unificar sua base de dados;
  3. diminuir o retrabalho;
  4. promover mais facilidade e velocidade;
  5. aumentar a confiabilidade dos dados;
  6. identificar rapidamente problemas ocultos;
  7. otimizar o fluxo de informação entre as equipes;
  8. tomar decisões mais assertivas e eficientes;
  9. aprimorar sua gestão estratégica;
  10. reduzir custos e aumentar a eficiência dos processos.


1. Conhecer o sucesso do seu negócio

Você sabe o quanto investe por talhão? Quanto lucra em cada um deles? Sabe quais são os principais problemas que enfrenta? As operações mais caras? As menos eficientes? Poderia lucrar mais?

Como os retornos financeiros acontecem em longo prazo, é imprescindível ter um controle operacional muito bem-feito, o que inclui detalhes como data de realização, insumos aplicados, máquinas utilizadas e outros. 

Assim, você conhecerá o custo efetivo de cada uma das operações e todo o investimento aplicado por talhão, bem como o lucro proveniente dessas atividades.

Um sistema de gestão florestal proporciona esses controles para o produtor e permite que sejam registradas todas as operações ao longo do tempo, sem perdas de informações, além de oferecer ferramentas de análise e indicadores dos seus resultados.

Essas informações auxiliam os gestores a terem melhores insights sobre como agir, quais os próximos passos e onde o negócio pode chegar, visto que elas apresentam o diagnóstico da sua eficiência produtiva.

2. Unificar sua base de dados

Cientes da importância desse assunto, algumas empresas realizam controles em planilhas. No entanto, muitas vezes, essa atividade é distribuída em diversas planilhas, cada uma para um assunto específico. 

Com uma planilha para controle de produtividade, outra para custos, outra para operações, relacionar essas informações é uma tarefa complexa e demorada. 

Calcular indicadores de eficiência e desempenho acaba sendo uma atividade manual e a entrega de informações relevantes aos gestores costuma ser tardia.

Ao unificar a sua base de dados e adotar um sistema para controlar todas as etapas da sua produção florestal, tudo o que você precisa saber está no mesmo lugar. 

As análises necessárias estarão todas preparadas e você otimiza o seu tempo de trabalho, podendo utilizá-lo em atividades que são mais relevantes e estratégicas para a empresa.

Correlacionar as informações e gerar conhecimento a partir dessa base de dados fica muito mais fácil com o uso de um software de gestão florestal, pois você consegue organizar, estruturar e registrar com muita facilidade suas informações e ter acesso fácil a todos os indicadores e dados que precisa para tomar uma decisão.


3. Diminuir o retrabalho

A realização de controles de operações em planilhas ainda apresenta outro ponto negativo: a forma como a coleta de dados é feita. Como assim?

Bem, usualmente, os apontamentos de operações são feitos em fichas de papel pelos colaboradores no campo. Essas fichas devem ser transcritas e digitadas nas planilhas, o que exige tempo do próprio colaborador ou de outro membro da equipe. 

Após a digitação, ainda é necessário realizar os cálculos e elaborar manualmente relatórios para apresentação dos resultados, exigindo muito retrabalho.

Você sabe quanto tempo sua equipe passa digitando e analisando dados? 4h por semana? 8h? Mais? Se não fosse necessário realizar essa atividade, o que fariam com esse tempo? Atividades mais estratégicas para a empresa, que agregariam valor à produção?

Com um sistema de gestão florestal, fichas de papel e digitação são eliminadas. Com coleta de dados que alimenta o sistema diretamente no campo, relatórios e indicadores são calculados automaticamente e todas as informações que você precisa saber já estarão disponíveis logo após a atividade do campo ter se encerrado.


4. Promover mais facilidade e velocidade

Sistemas de gestão florestal permitem acesso fácil e rápido a todas as informações que você precisa e que gostaria de saber sobre o seu negócio e a sua produção.

Além disso, a coleta de dados também é simplificada: ao apontar todas as informações de uma operação enquanto ela ainda está sendo realizada no campo, seu banco de dados estará sempre atualizado, com as informações mais recentes possíveis.

Já imaginou ter os resultados diários da equipe? Relatórios para apresentar a diretoria com a situação real dos seus talhões a qualquer momento? Conhecer cada um dos problemas que aconteceram em um turno, mesmo à distância?

Essas características tornam esse sistema de gestão imprescindível para otimizar o tempo de sua equipe, e tudo pode ser resolvido no momento ideal.


5. Aumentar a confiabilidade dos dados

A veracidade e confiabilidade dos dados são muito importantes, pois eles são utilizados para nortear as decisões do gestor florestal que afetarão tanto o processo produtivo quanto a produção ao final do ciclo.

Planilhas podem ser fáceis de manipular, mas não garantem a confiabilidade das informações. 

Existe mais de uma versão da planilha? Tem certeza de que está utilizando a mais recente? Os dados foram alterados sem intenção e ninguém percebeu? Erros de digitação? Sabe quem foi a última pessoa que alimentou a planilha?

Tomar uma decisão com base em dados que não são reais pode trazer impactos muito negativos. 

Por isso, é imprescindível que eles sejam confiáveis, que as alterações sejam controladas e que o acesso seja acompanhado e todos esses benefícios sejam proporcionados por um sistema de gestão florestal como o oferecido pela Kersys.

Dessa forma, você tem certeza de que nenhuma informação foi perdida e que suas análises são embasadas no que está acontecendo efetivamente no campo.


6. Identificar rapidamente problemas ocultos

Problemas ocultos são aqueles que existem em alguma etapa da produção florestal, que afetam diretamente o resultado obtido, mas que não são percebidos e nem corrigidos pelos gestores.

Esses tipos de transtornos podem estar associados a deficiências nutricionais no solo, baixa eficiência de maquinário, inadequação de materiais genéticos até questões administrativas e de pessoal, entre outras.

Por exemplo: seu melhor Harvester colhe muitas árvores por dia, apesar de passar muito tempo na manutenção. Já parou para analisar se, apesar de produtivo, os gastos com manutenção estão maiores do que a lucratividade obtida com a máquina? 

Ou então, uma área que foi adubada apresenta sinais de baixo crescimento e deficiências de nutrientes: será que a adubação foi adequada ou você investiu de forma errada?

Identificar esses problemas só é possível a partir do controle de todos os fatores produtivos envolvidos e dos indicadores de eficiência, produção e produtividade, acompanhados ao longo do tempo.

A interpretação dos relatórios e indicadores é fundamental para que situações anormais sejam reconhecidas corretamente e em tempo hábil de serem corrigidas sem prejuízos.

Grandes oscilações em indicadores podem apontar esses problemas, e sistemas de gestão florestal facilitam essa identificação ao terem sempre informações comparativas atualizadas.


7. Otimizar o fluxo de informação entre as equipes

Sistemas de gestão florestal permitem a otimização do fluxo de informações entre equipes, principalmente entre o campo e o escritório.

Em circunstâncias como as ocorridas na pandemia, manter o fluxo de comunicação é uma condição para a realização de trabalhos à distância. Equipes administrativas em home office podem continuar acompanhando as atividades mesmo sem estar presencialmente na empresa.

Ocorreu um problema que precisa ser resolvido no campo? Uma atividade precisa ser revista? Um apontamento está inconsistente? Do que adianta resolver estes problemas dias ou semanas após ter ocorrido?

A troca rápida de informações e decisões entre equipes pode ser feita quando dados são disponibilizados em tempo real e de forma organizada, permitindo que a eficiência dos colaboradores aumente.


8. Tomar decisões mais assertivas e eficientes

Com informações confiáveis, atualizadas, organizadas e de fácil acesso, as tomadas de decisão ficam muito mais assertivas e eficientes.

Isso acontece porque os indicadores e relatórios apresentam a situação real da produção e dos talhões, oferecendo ao gestor florestal muitas ferramentas para identificação dos gargalos e oportunidades de sua atuação, além de melhorar seu tempo de respostas a problemas que foram identificados.

Devo investir em uma nova operação em um talhão? Trocar máquinas? Colher ou esperar mais? Todas essas decisões passam a ser feitas com base em informações concretas e completas, aumentando sua assertividade. 


9. Aprimorar sua gestão estratégica

Além de aumentar a eficiência das tomadas de decisão, sistemas de gestão florestal permitem a adoção de uma gestão estratégica.

Gerir estrategicamente corresponde a atuar e investir nos pontos necessários, sem desperdiçar recursos em locais que não trarão retorno, de forma que o manejo passa a ser estratégico, consciente e mais eficiente.

Imagine a seguinte situação: durante a implantação, você adubou todas as áreas de plantio utilizando a mesma estratégia (quantidade e tipo de adubo) e mobilizando equipe, insumos e outros recursos.

No entanto, ao verificar a análise de solo após a aplicação e avaliar o desempenho de cada uma das áreas, percebeu que algumas delas não precisavam ter sido adubadas, pois estavam com teores de nutrientes adequados. Dessa forma, o retorno promovido pela adubação foi muito baixo.

A gestão estratégica trata justamente disso: fazer o que é necessário nos locais certos, otimizando a utilização de recursos, e identificando o que é preciso com acompanhamento contínuo das suas informações.


10. Reduzir custos e aumentar a eficiência dos processos

Gerir estrategicamente, com consciência e eficiência, permite redução de custos de diversas maneiras: 

  • otimizando o tempo da equipe;
  • reduzindo a utilização de recursos e operações desnecessárias;
  • corrigindo problemas em tempo hábil;
  • aumentando a eficiência das operações e da equipe e muito mais.

Isso corresponde a melhorias contínuas nos processos da empresa o que, em longo prazo, se transforma em economia e aumento de lucratividade

O software de gestão florestal certo fornece todas as ferramentas necessárias ao gestor florestal para atuar diariamente na otimização de seus processos produtivos.

Quer saber mais sobre os benefícios que um sistema de gestão florestal pode trazer para você? Então, converse agora com um dos nossos especialistas e conheça o e-Kersys!


Categorias:
Uncategorized

Posts Relacionados

Comentários

Comente esse artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *